Marketing 'obriga' estréia de astro inglês

terça-feira, julho 24, 2007

Beckham entrou em campo lesionado para enfrentar o Chelsea

Beckham sente dores durante o amistoso (Crédito: EUA)Rodrigo Cerqueira
Quando o marketing fala mais alto do que os interesses esportivos atletas se submetem às necessidades de lucros dos grandes investidores. Assim foi a estréia de Beckham pelo Los Angeles Galaxy, no sábado passado, contra o Chelsea (ING), no Home Depot Center, em Los Angeles.
O jogador inglês tem uma lesão no tornozelo esquerdo, que o impede inclusive de participar dos treinos.
Mas devido ao alto investimento do clube americano em seu contrato - Beckham ganhará no total R$ 460 milhões durante cinco anos - e a tentativa de, a partir da contratação do inglês, tornar o futebol popular nos Estados Unidos, o astro foi "obrigado" a participar de 15 minutos do jogo contra o Chelsea.
Na visão de um especialista em marketing esportivo, a soma de fatores fez com que Beckham fosse forçado a entrar em campo.
- A contratação do Beckham é um marco que inflacionou os salários da Major League Soccer (MLS). A tentativa do Los Angeles é popularizar o esporte nos EUA e o jogador não poderia deixar de entrar em campo contra o Chelsea, um dos clubes mais ricos do mundo. É muito investimento em jogo - disse Amir Somoggi.
A chegada de Beckham aos Estados Unidos provocou mudança de planos nas transmissões do campeonato local. Agora, as partidas do Los Angeles Galaxy terão mais apelo, mas isso não significa que Beckham seja obrigado a entrar em campo, segundo João Simões, Gerente de Produção da ESPN Brasil.
- Acompanhei a repercussão sobre a estréia de Beckham. Em nenhum momento a ESPN dos Estados Unidos, que cobre a MLS, obrigou Beckham enfrentar o Chelsea no sábado, como chegou a ser veiculado - afirmou.
De acordo com João Simões, outros fatores podem ter levado Beckham a jogar:
- Ele é um astro, a cidade de Los Angeles parou para acompanhar sua estréia. Mas nada tem a ver com a transmissão da partida.
O "efeito" Beckham na MSL fez com que a emissora revisse seu contrato de transmissão de jogos. Mas apenas para ter mais espaço para as partidas dos Los Angeles Galaxy, pois o jogador inglês é a sensação do futebol dos EUA neste momento.

Fonte: www.lancenet.com.br

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Coitadinho do loirinho