Quem é o vovô do Brasil?

sexta-feira, setembro 09, 2011

    Sem muita dúvida, mas com muita polêmica o clube de futebol mais antigo do Brasil ainda em atividade é o Sport Club Rio Grande fundado em 19 de julho de 1900 pelo alemão Johannes Minnemann. Esta data é reconhecida pela CBF tanto que tornou-se o dia do futebol. Dentre os fundadores que também eram jogadores estavam; Eugênio Hunz, Amadeu Schmidt, J. Minnemann , Gustavo Poock, Gustavo Cramer, J. Trail, E. Stevart, Alfredo Kladt, Carlos Oleckels, André Legeren, Rodolfo Dietkier, Rude e Gustavo Kradt M. Castro, Henrique Buhle, Max Bornhos, A. Nenet, W. Gerardin, H. Wolkens, Boje Schmidt e R. Bennet. Atualmente o Sport Club Rio Grande disputa a segunda divisão do campeonato gaúcho, mas em 2000 em função do seu centenário ele participou do campeonato da primeira divisão que neste ano foi denominado Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol. Em 1936 foi campeão gaúcho, seu único título em um campeonato de primeira divisão.

Sport Clube Rio Grandense - fonte: Revista Gol. Sem data

     Porém sempre haverão controvérsias, algumas mais fáceis e outras mais difíceis de se explicar. A primeira é por questão de dias, muitos achavam que a Ponte Preta era o clube mais antigo, pois também foi fundado em 1900, porém em 11 de agosto. Outra confusão que geralmente é feita é por causa de clubes como Botafogo, Vasco, Flamengo que tem as suas datas de fundação anteriores a 1900, mas isto é facilmente explicado. Tomando o Flamengo como exemplo, o clube foi fundado em 1895 mas era um clube de regatas e não tinha o futebol como prática esportiva, o mesmo só passou a ser praticado pelo clube em 1911 quando na data de 8 de novembro foi criado o departamento de esportes terrestres, o mesmo acontece com os outros clubes citados.

SPAC - São Paulo Atlhetic Club- Charles Miller no centro da foto - Fonte: Site Spac

     O grande problema vem quando pensamos no São Paulo Athletic Club (SPAC) que foi fundado em 13 de maio de 1888, ele não tinha um time completo de futebol, mas alguns de seus membros jogaram a histórica partida entre a São Paulo Railway (spr) X The Gas Co em abril de 1895, esta foi a primeira partida de futebol disputada em terras brasileiras na qual participou Charles Miller que por acaso era um dos membros do SPAC. O time completo do SPAC seria montado após 1900 e o primeiro campeonato que eles venceram foi em 1902. De qualquer forma isto não anula todo o primeiro parágrafo já que o time de futebol do SPAC profissional foi desativado em 1912. Sendo assim podemos consideram o Sport Club Rio Grande como o vovô do Brasil! Tanto que em 1975 a CBF reconheceu ele como o time mais antigo do país e por isso o dia 19 de julho (data de sua fundação) é o Dia Nacional do Futebol.

Fontes:
http://www.spac.org.br
http://www.sportclubriogrande.com.br

0 comentários: