Origem da expressão Hat-trick

domingo, setembro 04, 2011

    Depois da postagem sobre a rodada do domingo passado sobre o Campeonato Inglês pensei, será que todos sabem a origem da expressão Hat-trick, então resolvi contar.

    Hat-trick significa três êxitos consecutivos e apesar de ser um termo muito utilizado nos esportes ele surgiu da mágica, sabe aquele velho truco de tirar algo da cartola e neste caso três, sejam coelhos, flores ou cartas. Ninguém sabe quem inventou este truque, mas a primeira vez que ele foi noticiado foi em 1858.
   Já no mundo dos esportes esta expressão foi adotada primeiramente pelo Cricket, na literatura sobre o esporte ele aparece no livro Cricketers James do ano de 1877.

   No futebol é considerado um Hat-Trick marcar três gols em uma única partida e o hat-trick perfeito ocorre quando um gol é feito com o pé esquerdo, outro com o direito e outro com a cabeça, um dos últimos hat-tricks perfeitos ocorreu em uma das semi-finais da temporada de 2009/2010 da Champions League, o autor foi Ivica Olic do Bayern de Munique contra o Lyon.

   Tommy Ross é o jogador que fez o hat-trick mais rápido da história, em apenas 90 segundos marcou os três gols, isso foi em 1964 no jogo  Ross County F.C. x Nairn County F.C.

   Logo o Fantástico “premia” com uma música todos os domingos os jogadores que fazem Hat-tricks no futebol brasileiro.

Fontes:

0 comentários: