O jovem da Ilha da Madeira foi o terceiro jogador português a vencer a premiação, o pioneiro foi Eusébio em 1965 seguido por Figo em 2000. Ele conseguiu 446 pontos sobre os 480 possíveis, enquanto no ano passado o brasileiro Kaká que levou o premio conseguiu 444 e neste ano ficou apenas com a 8ª posição somando apenas 31 pontos, claro reflexo da má atuação da seleção brasileira e do Milan que não consegui sequer garantir a vaga para a Liga dos Campeães.
Nem mesmo os outros garotos prodígios ameaçaram a vitória do português, o argentino Leonel Messi que ficou com a segunda colocação angariou somente 281 pontos e Fernando Torres, terceiro colocado ficou com 179 pontos.
A conquista do jovem português foi impulsionada pelos títulos ganhos pelo Manchester United na temporada 2007/2008, a Premiere League e principalmente a Liga dos Campeões. Somente impulsionada e não o fator decisivo como alguns meios de comunicação o colocam já que o seu companheiro de equipe Wayne Rooney ficou somente na 13ª posição com apenas 11 pontos. Lembrando que o Cristiano Ronaldo perdeu o pênalti na decisão da Liga dos Campeões, logo o reconhecimento foi pelo seu talento com a bola. Cristiano Ronaldo aproveitou a premiação para agradecer a sua equipe: "Obrigado a meus colegas de time, que me ajudaram a ser o melhor, e obrigado àqueles que armaram as jogadas daqueles gols para mim". (Referência clara aos muitos gols que ele marcou na temporada 31 somente na Premier League e 42 ao todo)
Outros destaques desta bola de ouro foram o Goleiro de Real Madrid Casillas que ficou com o surpreendente 4º lugar com 133 pontos e o brasileiro (naturalizado espanhol) Marcos Senna que beliscou a 11ª posição com 16 pontos, esta colocação foi um claro reflexo da boa atuação do jogador na Euro2008 conquistada pela Espanha.