Pênalti - o que pensar...

quarta-feira, agosto 31, 2011 0 comentários

    Antigamente quando era marcado um pênalti a torcida logo comemorava, era como se fosse uma certeza de gol. Atualmente não sei se podemos mais ver isso desta forma, temos como exemplo a Seleção Brasileira na Copa América e muitos outros casos que nos mostram que nos dias de hoje temos que pensar que a chance é de 50% ou seria menos?

   Trago a estatística estarrecedora da Premier League (primeira divisão do Campeonato Inglês), em três rodadas foram 11 pênaltis e somente 4 foram convertidos, isto é 36,36% de aproveitamento. Na partida entre Manchester United e Arsenal foram dois pênaltis e um gol. Será que os jogadores desaprenderam? Será que os goleiros melhoraram? Infelizmente eu fico com a primeira opção. Hoje quando vejo um jogador partindo em direção à bola não penso mais que ele tem 50% de chances de acertar e 50% de chances de errar, mas sim ele vai bater decentemente ou não?

De Gea e seus 20 milhões de Euros

0 comentários


     O jovem goleiro espanhol está jogo após jogo conseguindo se afirmar como um bom substituto para Van der Sar no Manchester United. Apesar de ter apenas 20 anos ele já é considerado uma grande revelação do futebol espanhol.

   Além de ter se destacado pelas boas atuações pelo Atlético de Madrid, já é cotado como substituto para Casillas na seleção Espanhola. Estas credenciais lhe renderam uma das maiores contratações de goleiros na história do futebol europeu. O time inglês pagou 20 milhões de Euros para trazê-lo para a terra da Rainha.

  Pode parecer caro, mas se o Ferguson topou pagar é porque deve valer à pena!

Fase de grupos Champions League 2011/2012

domingo, agosto 28, 2011 0 comentários

     No dia 25 de agosto foram sorteados os grupos da segunda-fase da Liga dos Campeões, segue abaixo a lista:

Grupo A
Bayern
Villareal
Manchester City
Napoli

Grupo B
Inter de Milão
CSKA
Lille
Trabzonspor

Grupo C
Manchester United
Benfica
Basel
Otelul

Grupo D
Real Madrid
Lyon
Ajax
Dinamo Zagreb

Grupo E
Chelsea
Valencia
Leverkusen
Genk

Grupo F
Arsenal
Marseille
Olimpiacos
Dortmund

Grupo G
Porto
Shakhtar
Zenit
APOEL

Grupo H
Barcelona
Milan
BATE
Plzen

Futebol de Manchester brilha na Inglaterra

0 comentários

   Na terra da Rainha é a terra dos operários a bola da vez, os dois times da cidade de Manchester terminam a terceira rodada da Premier League com 100% de aproveitamento e duas goleadas:

 O City bateu por 5x1 o Tottenham em Londres e o United massacrou em casa o Arsenal por 8x2.


Com hat-trick de Roney Manschester United esmaga Arsenal e assume a liderança

0 comentários

   Com 100% de aproveitamento na Premier League o Manchester United venceu o Arsenal por 8x2, o maior placar e a maior diferença de gols na história deste clássico do futebol inglês. O jogo também foi marcado por outra estatística, Roney passou a marca de 150 gols pelo Red Devil´s, entrando na galeria dos grandes artilheiros do time.

 Outro detalhe marcante foi a distribuição dos gols, cinco jogadores marcaram. Com 1 gol: Welback, Nani, Park. Com 2 gols: Young e com 3 gols (hat-trick): Rooney. Graças a esta abundância de gols o United superou o City no saldo de gols e assumiu a liderança da Premier League.




Assim nasceu a Liga dos Campeões

terça-feira, agosto 23, 2011 2 comentários

O principal campeonato de futebol interclubes do mundo não foi criado nem por uma liga, nem por uma federação de futebol e sim por um jornal: o L’equipe, renomado periódico francês especialista em publicações esportivas. Na verdade o jornal acabou levando os créditos, mas a idéia inicial veio do jornalista francês Gabriel Hanot que na época era o editor da publicação.

Fonte: www.donbalon.com
A idéia de Hanot surgiu em 1954 após ter ouvido que o Wolverhampton da Inglaterra era considerado por grande parte da pela inglesa como o melhor time da Europa já que naquele ano excursionou pelo velho continente vencendo grandes times europeus. Porém na visão do jornalista isto seria irreal já que ele não teria jogado contra alguns dos maiores clubes como o Real Madrid, Milan e o Honved (time de Puskas que foi derrotado pelo Wolverhampton) que na visão dele seriam melhores do que o time inglês. Após este fato ele propôs em sua coluna no L´equipe a criação de um campeonato europeu que aconteceria nas noites de terças e quartas-feiras



Inicialmente a idéia não era levar clubes campeões, mas sim clubes que atraíssem o interesse da mídia por isso que a participação era por convite, isto é eles escolheram os 16 times que julgaram serem os melhores para participarem da competição. Dos clubes convidados 7 eram campeões nacionais: AGF Arhus, RSC Anderlecht, Djurgardens IF FF, Real Madrid, Milan, Stade de Reims e SC Rot-Weiss Essen. Os demais eram: Sporting, MTK Budapeste, Partizan, Servette, Rapid Wien, Hibernian, Gwardia, PSV Eindhoven e Saarbruken. O Wolverhampton foi convidado, mas recusou-se a participar pois ele considerava-se o melhor clube europeu devido as vitórias obtidas na excursão pela Europa no ano anterior. Porém isto ocorreu somente no primeiro ano. 



Tendo isto em mente Hanot junto com o outro jornalista, Jacques Ferran, convidaram representantes destes 16 clubes e apresentaram esta proposta de torneio que foi aprovada por estes clubes que aceitaram participar, isto ocorreu nos dias 2 e 3 de abril de 1955. O aval da UEFA (Union des Associations Européenes de Football) já havia sido dado no dia 2 de março do mesmo ano em um congresso da entidade em Viena, que manteve as regras idealizadas pelos dois jornalistas e aprovaram os times escolhidos já que neste período a preocupação maior era para a criação de um campeonato europeu de seleções, a futura Eurocopa


Dos clubes convidados 7 eram campeões nacionais: AGF Arhus, RSC Anderlecht, Djurgardens IF FF, Real Madrid, Milan, Stade de Reims e SC Rot-Weiss Essen. Os demais eram: Sporting, MTK Budapeste, Partizan, Servette, Rapid Wien, Hibernian, Gwardia, PSV Eindhoven e Saarbruken. O Wolverhampton foi convidado, mas recusou-se a participar pois, ele considerava-se o melhor clube europeu devido as vitórias obtidas na excursão pela Europa no ano anterior.

A primeira partida da Copa Européia dos Clubes Campeões (como era chamada inicialmente a Liga dos Campeões) foi disputada no dia 4 de setembro entre o Sporting, de Portugal e o Partizan, da Iugoslávia. Ela aconteceu em Lisboa e terminou empatado em 3x3. Na partida de volta em Belgrado, o Partizan venceu por 5x2 proosseguindo na competição.

Já no ano seguinte houve a primeira mudança justamente na forma de classificação, agora participavam da competição apenas os campeões nacionais e o atual campeão da Copa Européia dos Clubes Campeões. Somente na temporada de 1992/1993 ela passou a ser chamada de Liga dos Campeões e mais mudanças aconteceram, agora não mais somente os times campeões participavam mas sim os melhores classificados e por isso foi implantada a fase de grupos, já que antes a competição já começava nas fases finais de mata-mata.

Com isso o campeonato passou a ter 32 clubes participantes, os jogos continuaram nas noites de terças e quartas-feiras e com a final em jogo único com país sede já pré-definido no início da competição. Ao longo dos anos 90 outras pequenas alterações aconteceram, mas a principal foi a da temporada 1999/2000 que estabeleceu que as três melhores associações de futebol seriam representadas por quatro clubes as demais por três, dois ou um dependendo de sua importância. São formados oito grupos com quatro times, os dois melhores de cada grupo se classificam formando as oitavas de final e posteriormente as quartas e semifinais todas disputadas em jogos de ida e volta, exceto pela final que continua sendo disputada em um único jogo e com país sede pré-definido, isto é a partida muitas vezes não é realizada no país de nenhum dos dois clubes que estão disputando a final.

Em 2003 houve outra mudança depois da final entre Milan e Juventus. Caso dois times de um mesmo país fossem para as semifinais eles devem jogar entre si (ao invés do sorteio) para evitar a final de um único país. Porém isto voltou a acontecer na temporada 2007/2008 porque três times ingleses passaram para as semifinais.

Ao longo dos anos houve algumas hegemonias na Liga dos Campeões. A primeira hegemonia foi clara: o Real Madrid levou os cinco primeiros títulos, foi campeão da temporada 1955/1956 até a temporada 1959/60 sendo barrado somente pelo Benfica de Eusébio que tomou o título dos espanhóis em 60/61. Além deste brilhante começo o Real Madrid ainda levantou a taça mais quatro vezes sendo o maior campeão da Liga com nove títulos. A segunda hegemonia foi de um país e não de um time, os ingleses dominaram a Liga da temporada de 1976/77 ate 1981/82, com três títulos do Liverpool, dois do Nottingham Forest e um do Aston Villa

A final de jogo único garantiu grandes espetáculos. Nos últimos anos tivemos duas grandes finais. A de 1998/1999 e a de 2005/2006 ambas protagonizadas por dois times ingleses.
A primeira protagonizada pelo Manchester United na temporada 98/99 que já nos acréscimos do segundo tempo viraram e o Bayern de Munique que já estava com a mão na taça viu a sorte virar com os gols de  Sheringham ao 47 minutos e de Solskjaer aos 49 minutos do segundo tempo. O outro time inglês que conseguiu uma grande virada foi o Liverpool na temporada 04/05 que começou o segundo tempo da final perdendo de 3x0 para o Milan, em um jogo eletrizante os ingleses conseguiram o empate e garantiram a taça na disputa por pênaltis.


Infelizmente a Liga dos Campeões não conseguiu ficar isenta da violência no futebol, uma grande tragédia marca a história da Liga, esta que é conhecida como a Tragédia de Heysel. A final da temporada de 1984/1985 foi no dia 29 de maio de 1985 entre Liverpool e Juventus aconteceu no estádio Heysel em Bruxelas e foi marcada não pela vitória do time italiano, mas pela brutalidade. Os torcedores ingleses começaram uma briga contra os torcedores italianos que se protegeram atrás de um muro, mas a pressão feita pelos ingleses foi tão forte que o muro cedeu e 39 pessoas morreram: um inglês, dois franceses, quatro belgas e 32 italianos. Devido aos Hooligans (como são conhecidos os torcedores inglês) os times da Inglaterra foram proibidos até 1990 de disputar qualquer competição européia e o Liverpool ganhou um ano a mais de punição ficando de fora até 1991.

Fonte: www.spiritossport.co.uk

Algumas curiosidades sobre a Liga dos Campeões

- Real Madrid, Manchester United e Bayern Munique são os clubes com mais participações na Liga, cada um com mais de 100 partidas;

- O Nottingham Forest tem mais títulos europeus (Duas Ligas dos Campeões – 1978/79 e 1979/80) do que campeonatos nacionais, o time inglês ganhou apenas um título nacional e atualmente disputa a terceira divisão da Liga Inglesa (League One);

- Os times que mais perderam finais da Liga dos Campeões são o Benfica e a Juventus cada um com cinco derrotas;

- Dentre as equipes que marcaram mais que cinco gols por partida na Liga dos Campeões destacam-se o Manchester United que o fez por sete vezes e o Real Madrid que o fez por seis vezes;

- O único jogador a ganhar a Liga dos Campeões por três times diferentes foi Seedorf, o meia holandês levantou a taça pelo Ajax em 1994/95 pelo Real Madrid em 1997/98 e por último no Milan em 2006/07.

- A primeira final entre clubes de um mesmo país aconteceu em 2002/2003 - ela foi realizada na Inglaterra  entre os italianos Milan e Juventus. Sendo vencida pelo Milan nos pênaltis. Na temporada de 2007/2008 isto também voltou acontecer, desta vez entre dois ingleses; Manchester United e Chelsea, o curioso que mais uma vez o título foi decidido nos pênaltis, a vitória ficou com o Mancheter United. Em 2005, 2007, 2008 e 2009 três clubes ingleses chegaram as semifinais, por isso que mesmo com a mudança de regulamento após 2003 houve uma final inglesa;

- A taça da Liga dos Campeões já passou em solo brasileiro, em 2008 uma companhia de bebidas que é um dos principais patrocinadores do campeonato trouxe a Orelhuda (como é carinhosamente chamada a taça) para uma série de exibições. Os torcedores podiam tirar fotos ao lado dela, além disso, promoviam pequenos eventos com jogadores brasileiros e um incrível cinema 360 graus com as principais imagens que marcaram a Liga ao longo dos anos.  

Fonte: Site da Heineken


Campeões da Liga dos Campeões

1955-56 Real Madrid
1956-57 Real Madrid
1957-58 Real Madrid
1958-59 Real Madrid
1959-60 Real Madrid
1960-61 Benfica
1961-62 Benfica
1962-63 Milan
1963-64 Internazionale
1964-65 Internazionale
1965-66 Real Madrid
1966-67 Celtic
1967-68 Manchester United
1968-69 Milan
1969-70 Feyenoord
1970-71 Ajax
1971-72 Ajax
1972-73 Ajax
1973-74 Bayern Munich
1974-75 Bayern Munich
1975-76 Bayern Munich
1976-77 Liverpool
1977-78 Liverpool
1978-79 Nottingham F
1979-80 Nottingham F
1980-81 Liverpool
1981-82 Aston Villa
1982-83 Hamburg
1983-84 Liverpool
1984-85 Juventus
1985-86 Steaua Buch.
1986-87 Porto
1987-88 PSV Ehoven
1988-89 Milan
1989-90 Milan
1990-91 Red Star B.
1991-92 Barcelona
1992-93 Marseille
1993-94 Milan
1994-95 Ajax
1995-96 Juventus
1996-97 B. Dortmund
1997-98 Real Madrid
1998-99 Manchester United
1999-00 Real Madrid
2000-01 Bayern Munich
2001-02 Real Madrid
2002-03 Milan
2003-04 Porto
2004-05 Liverpool
2005-06 Barcelona
2006-07 Milan
2007-08 Manchester United
  2008-09 Barcelona
  2009-10 Internazionale
  2010-11 Barcelona

Fontes:

www.uefa.com
http//esporte.hsw.uol.com.br
http//ocasionalidades.wordpress.com
www.oleole.fr
www.bbc.uk


Quando os cartões entraram em campo

terça-feira, agosto 09, 2011 0 comentários

As punições sempre existiram no futebol inclusive as expulsões antes mesmo do surgimento dos cartões. A ideia de usar cores para sinalizar a gravidade de uma falta foi do Inglês Ken Aston ao parar em um sinal de trânsito. Pode parecer besteira mas principalmente em jogos de Copas do Mundo muitas vezes os jogadores de ambos os times não falam o mesmo idioma do árbitro.

A FIFA passou a adotar este sistema a partir da Copa do México em 1970 e só tornou-se obrigatória a sua utilização em outras competições a partir de 1982. O primeiro jogador a levar um cartão foi o Inglês Lee, advertido com um cartão amarelo já na Copa de 70 enquanto o primeiro cartão vermelho só veio na Copa seguinte e foi para o chileno Carlos Caszely, também em 74 Luis Pereira levou o primeiro cartão vermelho da nossa seleção.

A aplicação do cartão depende da interpretação do árbitro já que as regras são sujeitas a interpretação, mas basicamente o cartão amarelo é dado quando um jogador comete uma falta média ou uma sequência de faltas e também por uma infração como por exemplo tirar a camisa após um gol, servindo apenas como uma advertência. Já o vermelho é dado em caso de faltas graves, agressões ou no caso de um segundo cartão amarelo em uma mesma partida. Quando o jogador é advertido por um cartão vermelho ele deve sair imediatamente do campo não podendo nem mesmo permanecer no banco de reservas. Dentro de campo é a maior punição que um jogador pode ter.

Existem também as consequências dos cartões, em vários campeonatos os jogadores ficam afastados uma partida quando ele recebe um número predeterminado de cartões amarelo. Por exemplo, no Campeonato Brasileiro o jogador que levar o terceiro cartão amarelo ao longo da competição fica afastado por um jogo. No caso dos cartões vermelhos é um pouco diferente, pois algumas faltas graves são analisadas e muitas vezes ocorrem julgamentos em tribunais desportivos, já que em alguns casos apenas a expulsão durante a partida não é considerada um medida disciplinar suficiente. Já nestes casos a punição varia conforme a decisão do tribunal.

Algumas curiosidades;

 - O cartão vermelho mais rápido da história aconteceu recentemente em 12 de julho de 2009 em uma partida entre Cruzeiro e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro. Com apenas 12 segundos de partida Zé Carlos (Atacante do Cruzeiro) foi expluso pelo arbitro Paulo Cesar de Oliveira.

 - A Copa de 2006 foi recordista em número de cartões vermelhos ao todos foram 28, enquanto que nas copas de 1950 e 1970 não aconteceram nenhuma expulsão.

- O jogo entre Portugal e Holanda em 2006 foi a partida de Copa do Mundo com mais cartões vermelhos; 4 no total

- Dentre os jogadores mais indisciplinados destacam-se Zinedine Zidane (França) e Rigobert Song (Camarões) cada um expulso por duas vezes em Copas do Mundo 1998/2008 para o francês e 1994/1998 para o camaronês.

- Já entre as seleções a campeã é a Argentina com 10 expulsões, em segundo lugar fica o Brasil com 9 e o terceiro lugar é dividido entre Camarões e Itália com 7 expulsões.



Lista de jogadores que levaram cartão vermelho nas copas até 2006:

África do Sul - Phiri 1998
Alemanha - Juskowiak 1958, Berthold 1986, Völler 1990, Wörns 1998, Ramelow 2002
Angola - Andre 2006
Arábia Saudita - Al Khilawi 1998
Argentina - Albrecht 1966, Rattín 1966, Gallego 1982, Maradona 1982, Giusti 1990, Monzon 1990, Dezotti 1990, Ortega 1998, Caniggia 2002, Cufre 2006
Austrália- Richards 1974, Emerton 2006
Áustria - Artner 1990
Bélgica - Gerets 1990, Verheyen 1998
Bolívia- Etcheverry 1994, Cristaldo 1994
Brasil - Zezé Procópio 1938, Machado 1938, Nilton Santos 1954, Humberto 1954, Garrincha 1962, Luís Pereira 1974, Ricardo Gomes 1990, Leonardo 1994, Ronaldinho Gaúcho 2002
Bulgária- Tzvetanov 1994, Kremenliev 1994, Nankov 1998
Camarões - Kana Byiyk 1990, Massing 1990, Song 1994, Kalla 1998, Song 1998, Etame 1998, Suffo 2002
Canadá - Sweeney 1986
Checoslováquia - Riha 1938, Bubernik 1958, Vizek 1982, Moravcik 1990
Chile - Landa 1962, Caszely 1974
China - Shao Jiayi 2002
Coréia do Sul - Yoon-Deuek-Yeo 1990, Ha-Seok-Ju 1998
Costa do Marfim - Cyrille 2006
Croácia - Zivkovic 2002, Simic 2006, Simunic 2006
Dinamarca - Arnesen 1986, Molnar 1998, Wieghorst 1998
Emirados Árabes - Mubarak 1990
Escócia- Burley 1998
Eslovênia- Ceh 2002
Espanha- Nadal 1994
Estados Unidos - Wynalda 1990, Clavijo 1994, Mastroeni 2006, Eddie Pope 2006
França - Zidane 1998, Blanc 1998, Desailly 1998, Henry 2002, Zidane 2006
Gana - Asamoah 2006
Holanda- Nanninga 1978, Rijkaard 1990, Kluivert 1998, Numan 1998, Boulahrouz 2006, Van Bronckhorst 2006
Honduras- Yearwood 1982
Hungria- Markos 1934, Boszik 1954, Sipos 1958, Torocik 1978, Nyilasi 1978
Inglaterra - Wilkins 1986, Beckham 1998, Rooney 2006
Iraque - Basil 1986
Irlanda do Norte - Donaghy 1982
Itália- David 1962, Ferrini 1962, Pagliuca 1994, Zola 1994, Totti 2002, de Rossi 2006, Materazzi 2006
Iugoslávia- Popovic 1962, Sabanadzovic 1962
Jamaica -Powell 1998
México - Aguirre 1986, Luis Garcia 1994, Pardo 1998, Ramirez 1998, Marquez 2002, Luis Perez 2006
Paraguai- Acuña 2002, Paredes 2002
Peru- Galindo 1930
Polônia- Radoslaw 2006
Portugal- João Pinto 2002, Beto 2002, Costinha 2006, Deco 2006
República Checa- Tomás 2006, Polak 2006
Romênia- Vladoiu 1994
Rússia- Gorlukovich 1994
Senegal- Diao 2002
Sérvia e Montenegro- Kezman 2006, Nadj 2006
Suécia- Schwarz 1994, Thern 1994, Lucic 2006
Togo- Jean-Paul 2006
Trinidad e Tobago - Avery John 2006
Tunísia- Jaziri 2006
Turquia- Alpay 2002, Hakan Unsal 2002
Ucrânia- Vladislav 2006
U.R.S.S.- Chislenko 1966, Bessonov 1990
Uruguai - Cabrera 1962, Troche 1966, Silva 1966, Montero Castillo 1974, Bossio 1986, Batista 1986
Zaire- N. Daye 1974

Fontes:
Wikipédia
Esporte Uol
www cartao vermelho.esp.br